Prefeitura apoia Dia de Combate e Prevenção ao Glaucoma‏

Projeto Glaucoma Day assegura atendimento gratuito em Itabuna
Secom/Gabriel de Oliveira

Pelo 4º ano consecutivo a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Saúde, apoia o Dia de Detecção Precoce e Combate ao Glaucoma – GlaucomaDay. O evento, realizado pelo DayHORC – Hospital de Olhos  Ruy Cunha, acontece neste sábado, dia 4, entre as 8 e 14 horas, na unidade, situada  na Rua Ruffo Galvão, centro, quando serão realizadas triagem de pacientes para o glaucoma, por meio de uma série de exames oftalmológicos necessários ao pré-diagnóstico da doença, que é causada pela lesão do nervo óptico relacionada a pressão ocular alta.

A Prefeitura garantiu a instalação de toldos e banheiros químicos para suporte ao atendimento à população e dá apoio logístico ao projeto. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Paulo Bicalho, a iniciativa traz inúmeros benefícios à população de Itabuna e dos municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um serviço que tem como finalidade prevenir a saúde, identificar casos suspeitos e, em caso de confirmação, dar início ao tratamento do paciente, após a classificação do tipo do glaucoma”, explica.

Neste ano a meta é realizar 3.500 atendimentos durante o evento. O atendimento será prioritário para pessoas acima de 40 anos, que tenham casos de cegueira na família, já que o glaucoma é uma doença de caráter hereditário. Por isso, em famílias de portadores desta doença há a necessidade de que todos façam exames preventivos regularmente. Entre os grupos de risco, também estão pessoas diagnosticadas com alta miopia, hipermetropia e portadoras de enxaqueca ou que fazem uso de medicação que induz a dilatação da pupila, a exemplo de remédios de combate à incontinência urinária e antidepressivos.

Para ser atendido no GlaucomaDay é preciso chegar ao local do evento munido documento de identidade com foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência – contas de água, luz ou telefone, etc. Não há necessidade de chegar  antes do horário de abertura, pois todos que estiverem no DayHORC até o horário do encerramento das atividades serão atendidos.

Mais informações (73) 3214-2035.